Já pensou em tornar o seu processo de vendas ainda mais prático, atrativo e dinâmico? O Instagram Shopping permite isso e pode ser um grande aliado para impulsionar as suas vendas online, principalmente no momento atual em que vivemos o isolamento social pelo coronavírus.
Não há dúvidas de que o Instagram é uma rede social com grande alcance, por isso é importante marcar presença por lá. Com boas estratégias de marketing digital, você consegue divulgar seus produtos, conquistar clientes e garantir o sucesso do seu negócio.
Quer saber como Instagram Shopping pode te ajudar nessa jornada mesmo em tempos de crise? Então continue a leitura deste conteúdo para entender como funciona a ferramenta e descobrir as melhores estratégias para se destacar nela.
O que é o Instagram Shopping?
Como o próprio nome já resume, o Instagram Shopping é uma ferramenta de compras dentro do Instagram. Ela possibilita marcar o produto em publicações no feed e no stories, incluindo um link que direciona o cliente a uma página de compras.
Com isso, o processo de compra se torna muito mais dinâmico, rápido e prático para o usuário. A ferramenta pode ser uma grande aliada para suas estratégias de marketing digital, principalmente em um cenário que destaca as vendas online – como o que vivenciamos agora com o isolamento social.
Como funciona a ferramenta?
O recurso funciona de maneira bem similar às marcações de outros perfis nas publicações, criando uma tag com o nome e valor do produto divulgado. Além da marcação, os usuários podem visualizar mais itens diretamente do feed principal.
Dentre as abas do perfil, o cliente pode encontrar aquela que direciona para o Instagram Shopping, representada pelo ícone de sacola de compras. Esta página funciona como uma vitrine e nela é possível conferir todos os produtos cadastrados pela loja.
Os produtos podem ser divulgados de diversas formas dentro da plataforma, olha só:
1. Feed
As fotos publicadas no feed do seu negócio apresentam as tags com nome e preço do produto. Ao clicar nesta tag, o usuário é redirecionado para uma página – ainda dentro da rede social – na qual ele pode encontrar mais imagens e informações do produto.
Se ele rolar a página pode visualizar todos os produtos cadastrados por você no Instagram Shopping. Ainda aqui, o usuário também pode encontrar o botão “ver no site”, que o encaminha para o site da loja, no qual ele pode conferir mais detalhes sobre o item e finalizar a compra.
2. Stories
A publicação nos Stories funciona da mesma forma dos posts no feed: o usuário pode clicar na tag de marcação do produto com nome e preço, que o redireciona para aquela página com mais detalhes do item e com um botão para concluir a compra no site da loja.
A ferramenta é bem dinâmica e permite a compra de forma bem prática para o cliente, por isso pode ser bem vantajoso para a divulgação de produtos.
3. Explorar
O Instagram disponibiliza um espaço especial para divulgar produtos cadastrados na ferramenta de compras na aba Explorar. Esses itens aparecem em destaque para os usuários, no formato de vídeo.
Ok, e como faz para ter os produtos ali? Bom, aí é o algoritmo da plataforma que manda: o Instagram vai mostrar os resultados mais relevantes e coerentes com o interesse do usuário.
Para garantir o seu espaço por ali é importante continuar investindo em mídias sociais com boas estratégias de marketing. Nós vamos compartilhar algumas dicas com você mais pra frente, então continue com a gente até o final do post para não perder este conteúdo.
4. Realidade aumentada
Sim, é possível usar um filtro de realidade aumentada para divulgar seus produtos no Instagram Shopping! A ideia é ótima para tornar a venda mais interativa e aumentar a confiança do consumidor.
Essa opção funciona assim: clicando na tag de vendas, o usuário é direcionado para uma página com mais detalhes sobre o item e, ao clicar nele, a câmera frontal dos stories se abre e o cliente pode “experimentar” o produto. Muito legal, não é mesmo?
Quem pode utilizar o Instagram Shopping?
Para usar a ferramenta de vendas do Instagram é preciso preencher alguns requisitos. Confira quais são eles:
- Ter um perfil comercial
- Seguir as políticas do Instagram
- Ter a conta conectada a uma página do Facebook
- Vender itens físicos, serviços não podem ser anunciados na ferramenta
Se você deu check em todos esses itens, é hora de colocar a divulgação em prática. O primeiro passo é ir até a sua página do Facebook (que já deve estar conectada ao perfil do Instagram) e cadastrar produtos por lá através do catálogo – que pode ser acessado diretamente nas configurações da página ou pelo Gerenciador de Negócio.
Depois disso, o Facebook vai analisar os itens cadastrados. Após a aprovação da plataforma você deve vincular o catálogo ao Instagram e já pode começar a configurar e marcar os produtos em suas publicações. Bem fácil, não é mesmo?
Como vender mais com o Instagram Shopping?
Não há dúvidas de que a ferramenta é uma excelente aliada para impulsionar suas vendas, mas é preciso usá-la do jeito certo para se destacar e vender mais. O marketing de conteúdo também é mais do que válido para essas publicações.
Apesar de ser uma rede social mais dinâmica e informal, é importante lembrar o que os usuários querem ver nela. Fotos bem feitas, vídeos interessantes e conteúdos relevantes com qualidade fazem parte dessa lista.
A venda direta e incisiva não chama atenção e pode até causar o efeito contrário, afastando o cliente da sua marca. Mostre para o usuário que você se importa com ele e explique como seu produto pode ajudá-lo por meio de conteúdos leves, que conectem a empresa com o cliente, criando assim uma relação de confiança que pode durar muitos anos.
Quer saber como fazer isso? Então confira as dicas a seguir para fazer sucesso no Instagram mesmo em tempos de crise:
1. Coloque a identidade da marca nos posts
Manter um padrão nos posts ajuda a criar uma identificação da marca. Sabe quando você vê uma publicação e logo sabe que ela é de determinada empresa, mesmo sem ter visto o nome da marca? Então, é assim que os clientes vão lembrar de você e sua marca se consolidará no mercado.
Utilizar a identidade visual da loja nos seus posts é muito importante. Procure seguir uma paleta de cores, utilizar os mesmos filtros, as mesmas fontes e criar um padrão para os seus conteúdos.
Isso não significa postar tudo sempre igual, ok? É possível colocar a cara da sua loja nos conteúdos explorando diversos formatos e tipos. Dá só uma olhada neste exemplo:
O feed da empresa Natura segue um padrão, mesmo publicando conteúdos variados. A paleta de cores é sempre composta por tons mais vivos e as fontes são todas parecidas, por exemplo, o que ajuda a remeter à marca.
2. Capriche nas fotos
As fotos são o primeiro detalhe do post a chamar a atenção do usuário, por isso precisam ser atrativas. Capriche na produção: use um fundo legal, faça imagens de qualidade e bem claras, que ilustram bem os itens.
É muito legal humanizar a sua publicação, por isso aposte em fotos com pessoas usando o seu produto sempre que possível. Isso dá uma visão mais real do item e aproxima o processo de compra com o usuário.
Ah, lembra daquela dica sobre manter a identidade visual nos posts? Ela é válida para as fotos também: procure manter o mesmo filtro e a mesma paleta de cores aqui e se optar por escrever algo na publicação, use sempre fontes que remetem a identidade da marca.
3. Atenção às legendas e hashtags
Não é porque as imagens são o primeiro atrativo para os clientes que a parte textual deve ser deixada de lado, ok? Elas são um completo essencial para as fotos e vão fornecer mais detalhes para o cliente, que podem ser determinantes na decisão de compra.
Outro papel fundamental das legendas e hashtags é a otimização do seu conteúdo. É por meio delas que o algoritmo do Instagram define quem entra lá naquele destaque da aba explorar, lembra dele?
Portanto, se você deseja ampliar o seu alcance e atrair novos clientes, escreva suas legendas com carinho e atenção. Ah, não esqueça das hashtags – mas sem exageros, ok?
4. Crie um equilíbrio na frequência de publicações
A regularidade dos seus posts também determina o seu desempenho perante o algoritmo e o alcance de público, mas é importante estabelecer um equilíbrio na frequência de publicações.
Se você postar muitos conteúdos seguidos focando apenas na venda direta de produtos pode ser cansativo para os seus seguidores. Para evitar isso, é legal criar conteúdos diversificados e sempre focados em criar uma relação com o cliente, sem nunca parecer aquela venda forçada, sabe?
A nossa dica é compartilhar também fotos dos bastidores, da equipe, dicas de uso do seu produto e até mesmo reviews. Outra boa ideia é compartilhar posts dos clientes utilizando o seu produto e interagir com eles sempre!
E aí, está pronto para colocar todas essas dicas em prática e bombar as suas vendas no Instagram Shopping? Para otimizar ainda mais as suas estratégias de marketing digital, não deixe de conferir outras dicas especiais aqui no blog da Álafia!