Otimização de Sites – SEO

Nos dias atuais não hesitamos nem por um segundo ao fazer pesquisas no Google ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa. Basicamente qualquer coisa que precisarmos pode ser encontrada por ele, assim fica clara a extrema necessidade de estar bem posicionado nos resultados mostrados por esses mecanismos. Mas como é possível influenciar o posicionamento?

Os mecanismos de pesquisa mais utilizados atualmente utilizam algoritmos criados especialmente para analisar a qualidade dos sites disponibilizados na rede. Vários fatores são considerados para que uma base seja estabelecida, como o bom uso de imagens e palavras chave, uma boa navegação tanto interna como externa, boa diagramação etc. Tudo isso é conseguido através de um serviço conhecido como SEO.

Search Engine Optimization (SEO) –ou Otimização de Mecanismos de Pesquisa, em tradução livre– foi um termo cunhado pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), que trabalhava justamente com estudos sobre posicionamento em resultados de buscas. Desde então, outras agências e pessoas físicas têm ajudado no crescimento e aprimoração da técnica, que hoje é um sistema praticamente infalível quando se fala sobre a necessidade de escalar os resultados do Google e outros buscadores.

Mas como isso pode ajudar minha empresa?

Diferentemente do anúncio pago, que faz seu site aparecer em primeiro de qualquer forma, o posicionamento orgânico costuma passar uma confiabilidade muito maior aos clientes. Os dois podem sim serem usados simultaneamente, mas caso haja a necessidade de escolher, é extremamente aconselhável investir no posicionamento orgânico.

Como citado no começo do texto, as pessoas atualmente buscam tudo que querem no Google, e, caso queira ser uma das melhores opções quando seus clientes procurarem por uma palavra chave relacionada a algum produto ou serviço oferecido por você ou por sua empresa, um bom SEO é essencial.

Pode até parecer um trabalho simples, mas não é. As técnicas mais eficazes de SEO têm sido estudadas há décadas, o que ajuda a garantir ótimos resultados quando feito por quem sabe o que está fazendo, os profissionais de Marketing Digital e SEO. Aqui na Agência Alafia dedicamos muito tempo estudando as mais diversas e eficazes técnicas e hoje já satisfazemos muitos clientes que se beneficiaram do serviço.

No nosso processo de otimização a quantidade e a qualidade dos textos e imagens são os pontos nos quais mais nos dedicamos, pois esses são, indiscutivelmente, os maiores critérios levados em conta pelos mecanismos de busca. Além desses, alguns outros fatores considerados são:

  • Qualidade técnica: uma boa configuração é essencial para que o site funcione exatamente como deve funcionar. Os maiores sites de pesquisa, como o Google, possuem sistemas específicos que analisam detalhadamente a performance do site para garantir ao usuário a melhor experiência possível.
  • Velocidade: mais uma vez a experiência do usuário é levada em consideração. Por mais que alguns segundos a mais de carregamento possam parecer inofensivos para quem tem boa conexão, para quem usa o 3G do celular ou possui uma internet mais lenta em casa sai prejudicado e dificilmente continuará a acessar o site.
  • Conteúdo interessante: de nada adianta encher seu site de textos sem qualquer sentido só para poder inserir várias vezes a palavra chave. Além do sistema dos buscadores, seus textos precisam ser atrativos também para os clientes. Para isso temos profissionais formados especializados na redação de textos das mais diversas áreas que conseguem redigir textos interessantes e que agradem os buscadores ao mesmo tempo.
  • Navegação: um dos maiores pontos considerados pelos buscadores é a navegação interna do site. Por isso é importante fazer com que todas as páginas estejam interligadas, seja dentro do texto, pelas imagens ou por barras laterais de navegação. Quando bem organizada, uma navegação facilita muito a experiência do usuário no seu site.
  • Redes Sociais: por mais que não sejam diretamente levadas em conta para o posicionamento, ter redes sociais ativas e com bom conteúdo é outro interessante que ajuda a deixar a sua marca bem mais presente no mundo digital. Para saber ainda mais sobre isso, confira também nosso serviço de Facebook Marketing.
  • Código-Fonte: sistemas e códigos são atualizados em uma periodicidade quase diária, e manter o site sempre atualizado é outro elemento essencial para garantir um bom posicionamento nos buscadores.

Esses são apenas alguns dos fatores mais levados em conta ao fazer o SEO de um site. O processo envolve ainda muitos mais estudos de desempenho e aplicação de técnicas que devem ser aplicadas por profissionais capacitados, como os que temos aqui na Agência Alafia.