Desde 2012, o Google Shopping é composto apenas por produtos de anúncios pagos, mas essa realidade está bem próxima de sofrer uma mudança significativa para os e-commerces.
Com a grande migração de negócios para o universo digital, principalmente após a pandemia do coronavírus, o Google percebeu a grande demanda das lojas virtuais em divulgar produtos e enxergou uma oportunidade de ajudar comerciantes com o Google Shopping gratuito.
Se você também tem um negócio online e quer saber mais sobre essa novidade é só continuar a leitura com a gente!
O que é Google Shopping?
O Google Shopping é uma plataforma feita para que o comerciante possa divulgar o seu produto e realmente funciona como um shopping online com uma espécie de vitrine virtual. O usuário que acessa essa aba durante a sua busca pode comparar preços e opções de produtos de diversos lojistas.
Quem já trabalha com as vendas online sabe que o Google é uma das principais portas para levar o cliente até a sua loja, certo? A exposição proporcionada pelo Google Shopping é uma ótima estratégia para o marketing digital em tempos de crise – como a atual – mas ainda tem um ponto negativo: é paga.
É importante ressaltar também que o canal é exclusivo para produtos físicos, ou seja, serviços não podem ser anunciados por ali.
Como vai funcionar o Google Shopping gratuito?
O anúncio, feito no dia 21 de abril pelo presidente de comércio do Google, Bill Ready, esclareceu alguns pontos importantes sobre o funcionamento da plataforma em versão gratuita.
Então vamos entender: o primeiro passo para incluir produtos no Google Shopping é ter uma conta no Google Merchant Center. Se você já é cadastrado será incluído de forma automática no novo programa, mas se você ainda não tem a sua conta é só seguir a leitura deste post, pois vamos te ajudar a se preparar para a mudança.
Outro ponto importante é saber como os algoritmos vão selecionar a ordem dos produtos expostos. Essa parte deve funcionar de forma semelhante aos resultados de busca comuns, que hierarquiza conteúdos por relevância, acessos, palavras-chave e qualidade, portanto não deixe de lado as estratégias de marketing para mecanismos de busca.
O comunicado também revelou que, assim como acontece nas pesquisas convencionais, o Google Shopping gratuito listará, em destaque, anúncios pagos no topo e ao final das páginas.
Prepare-se para a mudança!
A novidade começou a valer nos Estados Unidos no dia 27 de abril, mas por aqui ainda seguimos no aguardo. No comunicado, a informação é de que a mudança deve chegar até o final do ano para o resto do mundo, por isso vamos te ajudar a se preparar para aproveitar a plataforma da melhor maneira possível.
Anote essas dicas e capriche nos anúncios do seu e-commerce:
1. Conta no Merchant Center
Se você ainda não possui uma conta no Merchant Center, faça agora mesmo! Se você já tem, lembre-se de otimizá-la para garantir o destaque dos seus produtos na plataforma.
Uma forma de fazer isso é analisar o mercado e selecionar produtos mais adequados para o momento: leve em conta seus concorrentes, as necessidades e o comportamento do consumidor.
2. Conta no PayPal
O Google também anunciou uma parceria com o PayPal, sob o objetivo de facilitar a linkagem de contas e também otimizar o processo de pagamento. Vale a pena fazer essa integração ou criar a sua conta, caso ainda não tenha.
3. Conheça outros parceiros Google
Além do PayPal, o Google já conta com parceiros importantes para agilizar o processo de pagamento e facilitar a integração de produtos. Confira quem são eles:
- WooCommerce
- Shopify
- BigCommerce
Essa mudança chega para ajudar muitos comerciantes e você pode ser um deles: coloque em prática essas dicas e se prepare para aumentar as vendas com o Google Shopping!
Enquanto a novidade não chega por aqui, aproveite para otimizar suas estratégias de Inbound Marketing com as dicas exclusivas do nosso blog.