Sabe quando você pesquisa por um produto e a anúncio aparece em todos os sites que você visita? Pois é, essa perseguição pode acabar com as mudanças no controle de cookies anunciadas pelo Google neste mês.
Entenda como os sites instalam esses cookies no seu navegador e quais serão as mudanças de controle para usuários do Chrome.
Por que os anúncios me perseguem?
Essa perseguição é resultado de algo chamado anúncios de retargeting. Essa é uma estratégia de marketing digital usada por empresas para mostrar anúncios a usuários após alguma interação com a marca, pode ser um acesso no site ou em páginas de redes sociais, por exemplo.
Quando você acessa um site, a página da marca pesquisada pode instalar um cookie no seu navegador, que permite acompanhar seus acessos caso você não tenha concluído a compra do produto ou serviço oferecido.
O cookie consegue coletar seus dados de navegação e mostrar anúncios específicos para o seu comportamento. É uma forma de segmentar os anúncios, tornando-os muito mais eficientes.
Essa tática pode ser prejudicada com o novo controle de cookies anunciado pelo Google no início deste mês.
Quais serão as mudanças no controle de cookies?
Já não é novidade que os anúncios são uma ótima forma de gerar leads e aumentar vendas no mundo online, mas o grande número de propagandas pode prejudicar a navegação do usuário ou até mesmo captar informações indevidas.
Para tornar o acesso mais seguro, o Google anunciou, no dia 7 de maio, novas ferramentas com o objetivo de aumentar as políticas de transparência para usuários do Chrome.
A novidade, necessária após a repercussão do caso de vazamento de dados pela Cambridge Analytica, vai permitir a identificação de cookies utilizados entre sites, bem como o bloqueio por tempo indefinido.
Entenda algumas mudanças no controle de cookies:
Identificação de cookies
Com as novas políticas de transparência, os sites serão obrigados a divulgar todos os cookies utilizados por eles que funcionam entre sites.
É importante ressaltar que o novo controle afeta os chamados “trid-party-cookies”, responsáveis pela troca de dados entre domínios diferentes. A ideia é permitir bloqueios sem que você precise excluir todos os seus dados de acesso.
Bloqueio de cookies
Normalmente, quando bloqueamos ou limpamos os cookies, nossos dados de acesso e preferências somem junto com eles.
Com o novo controle do Google, você poderá identificar exatamente quais são os cookies utilizados pela página e assim terá mais controle sobre aqueles que deseja bloquear, sem perder seus dados de acesso. Muito mais prático, não é mesmo?
Fingerprinting
Além da novidade sobre o controle de cookies, o Google também anunciou uma proteção contra fingerprinting.
Essa técnica cruza informações únicas para identificar usuários mesmo quando os cookies estão bloqueados.
O Google já possui outras ferramentas que ajudam na proteção de dados, como o My Activity, o Ads Settings, Mute this Ad e Why this Ad. Nessas páginas você encontra configurações de bloqueios de cookies e pop-ups, além de alguns esclarecimentos sobre os dados acessados pelos cookies.
As novas ferramentas de controle devem estar disponíveis para todos os usuários até o final deste ano.
Alcance a primeira página do Google!
Ter visibilidade nos mecanismos de busca é muito importante para o seu negócio, mas alcançar a primeira página do Google pode não ser fácil. Por isso contar com uma agência de marketing digital pode ser a solução para seus problemas!
A Agência Alafia cuida de todas as técnicas de SEO para garantir o melhor rankeamento da sua página nos mecanismos de busca e aumentar seus acessos. Confira nossos serviços!