Para conquistar uma boa visibilidade, é necessário que o site utilize técnicas que tornem o seu conteúdo relevante tanto para seu público-alvo quanto para os mecanismos de pesquisa. O SEO, método que desempenha a função de otimizar sites e faze-los alcançar uma boa posição no rankeamento de pesquisas, possui diversas técnicas que auxiliam o site a atingir seus objetivos de posicionamento e visibilidade, um deles é o planejamento de palavras-chave.
A palavra-chave é um dos fatores que direcionam o consumidor para o produto ou serviço desejado, quando o conteúdo da palavra-chave é claro, se torna mais fácil para que a empresa consiga atrair com mais frequência pesquisas de futuros clientes, evitando as que não se relacionam diretamente com o produto.
Nesse sentido, para definir boas palavras-chaves é necessário primeiramente não focar em palavras que tem muito volume de pesquisa, pois o fato de elas serem mais pesquisadas não quer dizer necessariamente que esses consumidores têm interesses específicos em estabelecer vínculos com esse produto ou serviço, ou seja, se tornar um cliente da empresa.
Em seguida, é necessário elaborar um planejamento para definir quais são as maiores necessidades do cliente e o que ele procura encontrar nesse produto, quais são suas expectativas.
Como realizar o planejamento
O planejamento para elencar palavras-chaves se inicia com uma pesquisa a respeito do público-alvo, essa pesquisa serve para determinar características do cliente, como o que chama sua atenção, o que ele busca em um produto e quais são seus maiores interesses baseado em suas pesquisas.
Com o planejamento feito, é possível selecionar várias palavras chaves que se relacionam com o público-alvo da empresa, seus interesses e com o mercado no qual o produto ou serviço está inserido. A partir disso, é feita uma escolha das palavras que se relacionam mais com o produto, excluindo as que não têm muita associação com o tema.
Além disso, é possível usar ferramentas específicas que servem para selecionar a melhor palavra chave de acordo com as características do serviço, cliente e do mercado.