Uma das redes sociais mais utilizadas para divulgar produtos e serviços é o Instagram, mas muita gente ainda não conhece todas as ferramentas oferecidas pela plataforma para impulsionar vendas. Um bom exemplo é o perfil comercial no Instagram.
Esse é um ótimo espaço para divulgar seu trabalho e fazer o seu negócio crescer, mas você sabe como utilizá-lo? Neste artigo nós explicamos!
Por que ter um perfil comercial no Instagram?
O perfil comercial no Instagram, ou Instagram for Business, é totalmente voltado para empresas e venda de produtos. Isso inclui ferramentas que te ajudam a monitorar resultados, divulgar produtos e facilitar o atendimento ao cliente.
Fora isso, essa é uma das redes sociais mais utilizadas pelos usuários e marcar presença nela já se tornou essencial. Só para você ter uma ideia, o Instagram alcançou 1 bilhão de usuários no mundo em 2017, é muita gente, não é mesmo?
A possibilidade de encontrar seu público por lá é muito alta e o dinamismo da rede permite fazer um marketing de conteúdo inovador e atrativo para os consumidores.
Vantagens do Instagram for Business
As maiores facilidades são encontradas no perfil comercial no Instagram, que ao contrário do perfil pessoal, oferece diversas ferramentas para impulsionar suas vendas. Confira as vantagens do Instagram for Business:
Acesso às métricas
Um passo importante das estratégias de marketing é monitorar os resultados de suas ações, para aprimorar suas técnicas e entender as necessidades dos consumidores.
Uma das grandes vantagens do perfil comercial no Instagram é o acesso ao Instagram Insights , que permite monitorar o alcance dos seus posts, a interação e as impressões. As informações também estão disponíveis para os stories.
Possibilidade de impulsionar posts
Outro recurso para perfil profissional do Instagram é o impulsionamento de posts e a possibilidade de criar anúncios.
A ferramenta “Promote” disponibiliza a opção de transformar posts com bom engajamento em anúncios. Para isso, você pode segmentar escolhendo um público-alvo e definir um tempo para a promoção do post dentro da plataforma.
Inclusão de um botão call to action
Os call to action, ou chamada para ação, são botões com um link clicável para entrar em contato com você, por exemplo.
O Instagram for Business permite colocar o link para o seu site na bio, mas ter um botão para ação facilita o contato com o público. Aqui você pode colocar um telefone ou endereço de e-mail, por exemplo.
Opção Compras
A opção “Compras no Instagram” é relativamente nova e funciona como uma vitrine para a sua loja. Com um toque sobre a foto, o usuário pode descobrir mais informações sobre o produto.
Para utilizar essa opção, basta selecionar as fotos que você deseja destacar e marcar os produtos em cada uma delas. Você pode marcar uma blusa, por exemplo, e colocar o preço da peça.
Como ter um perfil comercial no Instagram?
A opção de perfil comercial no Instagram só surgiu em 2016, mas as empresas já divulgavam seus produtos e serviços bem antes disso.
Apesar de saber que a rede trazia resultados, não era possível mensurar os resultados exatos das suas postagens e muito menos ter ferramentas para otimizar a divulgação.
Hoje, tudo isso mudou e o perfil comercial é um ótimo aliado no crescimento das vendas. Se você ainda não tem o seu, não se preocupe: a gente te explica como criar.
Se você já utiliza seu perfil pessoal, basta clicar em configurações e selecionar a opção “mudar para perfil comercial”, mas para isso seu perfil precisa ser público.
Se preferir, você também pode criar outra conta para sua empresa, clicando em “adicionar conta”.
Ao criar seu Instagram for Business será preciso vincular o perfil a uma página do Facebook. Depois é só seguir as instruções e nossas dicas para bombar o seu negócio.
Para complementar, a gente te ajuda a gerenciar suas mídias sociais! Aqui na Agência Alafia temos uma equipe especializada no ramo, assim como em técnicas de SEO para otimizar suas ações de Inbound Marketing e impulsionar seu negócio na internet!