A discussão sobre a real importância das redes sociais para o SEO de sites já é bem antiga e ainda era dúvidas nos profissionais que trabalham em ambas as áreas. Até onde a estratégia usada nas redes sociais influencia em sua posição no Google?
“Quem acha que as redes sociais são relevantes para o SEO de um site apenas por causa dos sinais sociais está muito enganado, e está desatualizado a respeito dos critérios de rankeamento do Google”. Matt Cutts, ex-chefe do time de pesquisa do Google.
Os “sinais sociais” a quais ele se refere são as curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes. A partir disso podemos concluir que até o momento esses critérios ainda não são utilizados para posicionar sites no Google.
Mas então por que devo me preocupar com redes sociais?
O fato de isso ainda não ser contado pelo Google provavelmente vai mudar em breve, se levarmos em conta o quão grandes e influentes as redes sociais estão sendo no momento de escolhermos qualquer serviço, seja ele online ou presencial. Por mais que uma página no Facebook não ajude o seu site a ganhar mais visualizações, ao ter uma página relativamente grande e focada nos seus clientes, as chances de você conseguir conquista-los só aumenta.
Perfis sociais também são mostrados em pesquisas e, o quanto maior e bem gerenciada sua página ser, mais bem posicionada sua página será no Google. As redes sociais são conhecidas por possibilitar uma interação maior dos clientes com as empresas, que podem avalia-la, compartilhar suas experiências e ver as experiências de outras pessoas. A presença de uma marca no Facebook aproxima a empresa do cliente, como dito anteriormente e, por isso, acaba criando uma relação de confiança e fidelidade.