O meio digital, atualmente, possui diversas plataformas que podem ser utilizadas para estabelecer contato com o público, uma delas é o blog, que é um dos principais meios de divulgação do site, visto que as postagens, que devem ser atualizadas com frequência, geram uma grande visibilidade para o site e atraem cada vez mais visitantes novos.
Possuir um blog é essencial para que a empresa consiga atualizar o conteúdo a respeito de seus serviços e produtos, apresentando sempre informações novas e interessantes para os visitantes. É importante também para que o site sempre possua conteúdo sobre os principais serviços da marca, dessa forma, um visitante novo terá acesso às informações mais importantes da empresa.
Com o blog, é possível que a empresa ganhe destaque em relação às marcas de seu segmento através do aumento de seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa, os quais, quando identificam um conteúdo de qualidade, dão preferência para a página ou site, colocando-a em destaque.
Essa posição de destaque influencia amplamente na quantidade de visualizações da página. Segundo pesquisas, é comum que o público acesse somente os sites que fazem parte das primeiras páginas de pesquisa, sem navegar nas outras, ou seja, os sites que estão em um posicionamento ruim, perdem uma grande quantidade de visitantes.