curtidas ocultas no Instagram

Por que  a opção de curtidas ocultas no Instagram?

Durante a conferência F8, organizada pelo Facebook no dia 30 de abril, o Instagram anunciou algumas novidades. Dentre elas, a de maior repercussão com certeza foi o teste para deixar as curtidas ocultas para outros perfis.

Essa foi a maior mudança apresentada e a versão beta já está disponível para alguns usuários. Nela, os perfis mostram as curtidas apenas para quem fez a postagem, deixando os seguidores sem acesso a essa informação.

O objetivo da rede é melhorar a experiência do usuário, diminuindo as sensações de ansiedade, comparação e competitividade gerada pela preocupação com o número de curtidas.

Para explicar a novidade aos usuários em fase de teste, o Instagram escreveu: “queremos que seus seguidores foquem no conteúdo compartilhado por você e não em quantas curtidas seus posts recebem”.

A ideia é realmente colocar o usuário em foco, enriquecer conteúdos e promover o bem-estar. Ou seja, prezar pela qualidade ao invés da quantidade.

Curtidas ocultas no Instagram e a saúde mental dos usuários

curtidas ocultas no Instagram - balões com sorrisos

A discussão sobre as consequências das redes sociais para a saúde mental é relativamente recente, mas os dados já são preocupantes.

Você deve conhecer alguém que se sentiu mal por não receber um grande número de curtidas ou que se comparou com perfis mais famosos, não é mesmo?

Essa pressão tem se tornado cada vez mais comum, assim como os comentários negativos em posts do Instagram.

Uma pesquisa realizada em 2017 pela Royal Society Health, na Inglaterra, demonstrou que 7 em cada 10 jovens afirmam já ter sofrido cyberbullying.

Todos esses sentimentos podem desencadear problemas graves e afetar diretamente a saúde mental. Por isso, as curtidas ocultas no Instagram podem ser uma forma de combater essa negatividade.

A pesquisa ouviu 1.500 jovens de 14 a 24 anos, que classificaram o Instagram como a rede social com impacto mais negativo para a saúde e o bem-estar.

Hoje, as curtidas funcionam também como métrica de marketing em redes sociais, principalmente para empresas e para os famosos digital influencers.

Ao contrário do questionamento levantado pelo público, as mídias sociais como um ambiente comercial ainda continuarão produzindo os mesmos resultados: você ainda conseguirá monitorar suas ações e, no caso de digital influencers, o Instagram já informou que trabalhará uma maneira das marcas identificarem a influencia do usuário sem ser por curtidas.

Além das curtidas ocultas no Instagram, outras ferramentas foram anunciadas com esse mesmo foco de diminuir o sentimento de pressão. Olha só as novidades:

  1. Recurso Nudge

Esse novo recurso deve avisar ao usuário quando ele está prestes a postar um comentário ofensivo, com o objetivo de evitar o compartilhamento de conteúdos que podem desencadear reações negativas.

  1. Away Mode

Sabe quando você sente que precisa de um tempo longe das redes sociais? Então, a opção Away Mode no Instagram irá permitir a desativação da conta sem que você precise excluí-la.

  1. Controle de interações

Esse recurso tem como objetivo deixar o controle na mão do usuário, que poderá definir quem pode ou não comentar em um post ou enviar mensagens privadas, por exemplo. Tudo isso sem precisar bloquear o outro perfil.

É importante ressaltar que, assim como as curtidas ocultas no Instagram, as outras novidades estão em fase de teste e só serão liberadas para o público geral quando as configurações estiverem completamente adaptadas.

Ah, aqui na Agência Aláfia a gente também cuida da sua rede social! Você não precisa se preocupar com postagens, organização ou monitoramento de resultados: nossa equipe está pronta para fazer isso por você.

Acesse nosso site para conhecer os serviços!