Marketing digital é um conjunto de técnicas que auxiliam na criação de uma marca, ou seja, uma identidade para a empresa através de plataformas digitais, criando um meio eficaz de divulgação e comercialização de seus produtos.
A história do marketing digital coincide com a da internet, criada em meados dos anos 60, a internet atingiu uma enorme popularidade com a comercialização dos computadores pessoais, fato que auxiliou para que na década de 90, com a importante criação do e-mail, a ferramenta possibilitasse também seu uso para questões comerciais, disponibilizando alguns serviços de comércio eletrônico.
Com a criação dos mecanismos de busca, foi evidenciado a necessidade de planejamento e otimização dos sites, trazendo à tona as técnicas de SEO. Através dessa nova descoberta, também foi evidenciado a importância do marketing de conteúdo, que foi ganhando cada vez mais relevância para as empresas.
Através das redes sociais, o Marketing ganhou uma nova plataforma de alto alcance para comercialização, criando novas técnicas específicas para o novo meio de comunicação. Além disso, a popularização do Youtube trouxe um grande aliado ao marketing digital, que a partir dessa plataforma passou também a utilizar vídeos como um meio de marketing.
A difusão dos meios de comunicação móveis trouxe uma nova perspectiva de marketing digital, trazendo grande enfoque para a importância do investimento e do planejamento do web design.