5 maneiras de usar o WhatsApp no marketing do seu negócio

whatsapp no marketing

O WhatsApp está por toda parte. Segundo pesquisas, ele chega a 99% dos celulares do Brasil. Isso mostra como os aplicativos de mensagens moldaram o comportamento dos indivíduos. Em consequência, o das empresas também. Desde grandes companhias até pequenos negócios, todas elas usam o WhatsApp para, de alguma forma, proporcionar relevância à experiência dos clientes.
Para o setor de marketing, o WhatsApp é um app que proporciona inúmeras possibilidades, dentro e fora da comunicação. Hoje, no mercado, já existem ferramentas de CRM exclusivas para esse aplicativo, como o WhatsApp CRM. Por meio desse software é possível, além de conversar com as pessoas, gerenciar leads de alto valor e ter acesso a um funil de vendas completo.
Neste artigo, será apresentado a você 5 maneiras bem efetivas sobre como utilizar o WhatsApp no marketing do seu negócio, independentemente do segmento. Todas elas são simples de serem aplicadas e pedem pouco ou quase nenhum investimento financeiro.

1 – IMPULSIONE SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING COM UM PERFIL NO WHATSAPP BUSSINESS

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo mais popular do país exclusivo para empreendedores. Com ele, sua empresa pode elaborar um perfil de negócios, e, assim, se conectar com os clientes de modo profissional. O WhatsApp Bussiness apresenta os seguintes benefícios para o marketing:

Mensagens automáticas

Com o WhatsApp Business, a área de marketing da sua empresa pode estruturar respostas automáticas para, por exemplo, dar boas-vindas ao cliente que entrou em contato pela primeira vez.

Com o WhatsApp Business, o marketing da sua empresa pode dividir os clientes por categorias.

Trocar mensagens com diversos clientes e companhias pode ser bastante complicado. Para resolver esse problema, o setor de marketing do seu negócio pode separar esses contatos por categorias. Uma construtora, por exemplo, conseguirá incluir os parceiros dela na categoria “Fornecedores”. Outros, podem ser incluídos na categoria “Novos Clientes”, e assim por diante, de acordo com a necessidade.

Criação de catálogos

Uma pequena indústria têxtil tem a chance de encantar os clientes ao inserir catálogos de seus produtos no WhatsApp Business. É um jeito bem mais fácil e rápido das pessoas descobrirem informações significativas sobre cada item.

2 – CRIE UM CHATBOT

Caso você desconheça, chatbot é uma tecnologia, baseada em uma inteligência virtual, capaz de enviar e receber mensagens, como se fosse um ser humano. Esses bots já fazem parte do dia a dia das pessoas há tempos, e com a popularização do WhatsApp, a utilização deles cresceu. O exemplo mais famoso, sem dúvida, é a Lu, a assistente virtual da Magazine Luiza.
Um chatbot tem traz diferentes benefícios para o seu negócio. Primeiro, para os clientes. Com eles, as pessoas podem solucionar problemas de maneira imediata, 24 horas, e sem a obrigação de esperar para serem atendidas por um call center.
Segundo, para a sua empresa. Os chatbots são capazes de propiciar um atendimento muito satisfatório. Por último, para os profissionais de marketing. Os chatbots podem ser programados para realizarem trabalhos repetitivos, que demandam atenção de sua equipe.
Com esse tempo livre, esses trabalhadores têm mais prazo para formatar campanhas eficientes e criativas.

3 – RESPONDER OS CLIENTES MAIS RÁPIDO AUMENTA SUAS VENDAS

Este assunto é tão importante que merece um tópico somente para ele. Hoje, já é provado que as chances de uma pessoa abrir uma mensagem enviada pelo WhatsApp é 70% maior do que ler um e-mail marketing. Para as companhias, esse é um ótimo cenário.
Há também outro dado bem significativo. 78% dos clientes compram da primeira empresa que responder. Por isso, é tão crucial a um negócio estar disponível para seus leads e consumidores o maior tempo possível.
Se necessário, além do chatbot, contrate uma pessoa exclusiva para responder às mensagens que chegam pelo WhatsApp.

4 – O MARKETING PODE USAR O WHATSAPP PARA ENTENDER OS CLIENTES MELHOR

Conhecer o perfil dos variados clientes é a vocação do setor de marketing. Com o avanço da tecnologia, é possível que uma empresa possa obter e organizar informações relevantes sobre público-alvo dela. Em certas ocasiões, os consumidores podem encaminhar, em tempo real, considerações especificas sobre determinada oferta.
Para os clientes mais próximos, que sempre conversam com seu time pelo WhatsApp, uma dica interessante é fazer uma pesquisa. Pode ser algo simples, com duas ou três perguntas, que possam ajudar o seu negócio em alguma estratégia.
As probabilidades de eles responderem são enormes, ainda mais se comparadas as pesquisas realizadas por telefone ou por e-mail.

5 – INVISTA EM CONTEÚDO

Uma das principais vantagens do WhatApp é a oportunidade de trabalhar com variados conteúdos multimídias. Se você percebeu que os clientes necessitam entender melhor o seu produto, que tal mandar um vídeo explicativo para eles?
Você também pode criar stickers, as famosas figurinhas, para serem usadas em datas especiais, como o dia do cliente. Por outro lado, mesmo que a receptividade dos consumidores no WhatsApp seja maior, evite exagerar no número de mensagens.
Com sua equipe de marketing, faça um planejamento mensal sobre o envio desse conteúdo. Além disso, elabore um relatório, com informações sobre qual mensagem gerou maior retorno. Dessa forma, você assegura uma experiência sob medida para o seu target.
Acredite, quando o cliente percebe que o tratamento recebido é único, vai ser muito difícil ele abandonar você.

Por Pedro Capistrano Ribeiro: Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

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