Para definir estratégias de vendas de um produto ou serviço, é essencial identificar antes o público-alvo da marca. A definição do público-alvo irá fazer com que os métodos de marketing da empresa sejam pensados de acordo com esse grupo de pessoas, que já se identifica com esse segmento e irá contribuir para o crescimento da empresa.
De um modo geral, público-alvo é um grupo de pessoas que tem interesses semelhantes e que se relacionam com os produtos ou serviços da marca. Esse grupo é selecionado através de uma ampla pesquisa que irá relacionar características da empresa com as de pessoas que podem se tornar futuros clientes dela.
A pesquisa para definir o público-alvo é importante principalmente porque o conceito de público-alvo está se baseando cada vez mais em características específicas de determinado grupo, ou seja, definir só a idade não é mais o único elemento necessário para determinar o público-alvo, é essencial identificar também seus gostos, hobbies, hábitos, entre outras coisas.
Determinar essas particularidades irá fazer com que a empresa consiga ter um contato de qualidade com seu futuro cliente, oferecendo de uma forma atrativa o que o cliente precisa e convencendo-o a se tornar um cliente assíduo da marca.