Automação de marketing: entenda como funciona

A era do marketing digital proporciona uma série de inovações tecnológicas, tal como a automação de marketing.

Nos dias atuais, empresas de segmentos distintos precisam administrar redes sociais, sites, blogs e plataformas diferentes ao mesmo tempo.

Esse fato torna a gerência manual inviável, é necessário investir em tecnologias que otimizem esses processos.

A intenção principal é tornar possível a aplicação de estratégias de marketing em maior escala.

Isto posto, dê prosseguimento à leitura e saiba mais sobre o conceito de automação de marketing, seus benefícios para os negócios e estratégias de aplicação.

O conceito de automação de marketing

A automação de marketing é uma medida voltada para automatizar o atendimento a clientes em potencial.

Suponha que sua empresa esteja em franco crescimento, cada ação de marketing digital está se transformando gradativamente em operações maiores.

Junto com essa evolução, vem mais trabalho, e é preciso acompanhar todas as frentes de atuação de perto e se esforçar para que nenhuma oportunidade escape.

Essas frentes de atuação envolvem atividades como:

  • E-mail marketing;
  • Marketing de conteúdo para blogs;
  • Gerenciamento de mídias sociais;
  • Serviço de atendimento ao cliente;
  • Divulgação de materiais complementares.

A automação de marketing entra em cena para acelerar processos e garantir que todas as ações sejam cumpridas com excelência.

À medida que uma empresa cresce, as campanhas de Instagram Ads tendem a crescer exponencialmente. 

Portanto, reunir dados de uma base de clientes vasta não pode depender apenas de esforço manual.

Quais são os benefícios?

Existem muitos benefícios concretos relacionados ao uso da automação de marketing no cotidiano corporativo.

Essa é uma estratégia de grande auxílio para aumentar a geração de leads de uma empresa, por exemplo.

Em um processo de marketing automatizado é mais fácil realizar ações que atraiam e convertam leads, pois toda a jornada de compra já estará prevista no software que você escolher.

Portanto, outra grande vantagem é saber exatamente qual é o melhor momento para oferecer um produto ou serviço.

Nem sempre uma estratégia como anunciar no Google Ads surtirá efeito imediato. Por vezes é necessário aguardar pelo melhor momento, aquela hora em que o lead está pronto para a compra.

Com um marketing automatizado, a equipe de vendas tem dados em tempo real que revelam a propensão de cada lead para a compra.

Aguardar o melhor momento também ajuda a reduzir o ciclo de vendas. Afinal, se um possível cliente foi nutrido com conteúdos relevantes previamente, ele já estará bem informado sobre o produto quando for fazer a compra.

Como aplicar a automação de marketing?

Como já foi dito acima, a automação de marketing está ligada a ferramentas e softwares de apoio. Sendo assim, saiba mais sobre alguns deles nos tópicos a seguir.

Mailchimp

É uma ferramenta focada na composição de campanhas de e-mail marketing. Com ela o usuário pode acompanhar em tempo real as estatísticas a respeito da newsletter da empresa, por exemplo.

O Mailchimp é interessante porque fornece bastante informações e é gratuito.

Sendo assim, é possível qualificar leads e ter meios de aplicar estratégias de retenção de clientes sem fazer um investimento a mais.

Hubspot

A Hubspot é pioneira no segmento de automação de marketing. Essa plataforma oferece uma série de ferramentas cruciais para o marketing digital.

O usuário tem acesso a informações em tempo real sobre conversão em landing pages, listas de segmentação destinadas a cada estratégia prevista, painéis de métricas e indicadores de desempenho e chat para atendimento de clientes.

As desvantagens são o preço da plataforma, que é cobrado em dólar, e a falta de uma tradução para português.

Ainda assim, é uma das mais completas presentes no mercado.

Leadlovers

Dois grandes diferenciais da Leadlovers são a possibilidade de ter domínios ilimitados e criar páginas personalizadas.

Ela também pode ser integrada a outras plataformas. Então, se você sabe como funciona o Facebook Ads, pode integrá-lo ao Leadlovers para ter uma experiência mais otimizada.

A Leadlovers também é paga.

Mautic

A Mautic é uma plataforma open source, isto é, possui código aberto para novas adaptações.

Portanto, você pode adaptar as funções dela para as suas necessidades caso saiba trabalhar com programação.

Outro ponto de destaque é a gratuidade da plataforma.

A configuração original da Mautic já proporciona uma série de funcionalidades importantes, como geração e nutrição de leads, monitoramento das mídias sociais, criação de landing pages e campanhas em geral.

Portanto, conclui-se que a automação de marketing vem para facilitar processos e abrir um leque de novas oportunidades. Investir nisso significa investir no futuro do seu empreendimento.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Rolar para cima

Preencha o Formulário que responderemos o mais breve possível