Para se ter sucesso ao anunciar na internet, você precisa aprender agora sobre os 4 pilares que transformam anúncios medíocres em anúncios de sucesso.
É muito fácil e barato anunciar hoje na Internet. Isso é porta de entrada para muitas empresas e profissionais liberais entrarem no jogo. Inclusive seu concorrente. Todavia, na pressa ou falta de conhecimento, a maioria deles cometem erros simples, mas terríveis, que os fazem deixar muito dinheiro na mesa.
A maior parte destes erros estão vinculados aos quatro pilares dos anúncios na internet: alta segmentação, landing page de alta conversão, anúncios persuasivos e, por fim e não menos importante, a oferta sedutora.
Conheça agora cada um dos pilares e tenha anúncios impactantes que vão trazer muito resultado para o seu negócio.
Ah, e antes de começarmos, lembre-se que as suas campanhas ativas não precisam ser refeitas, você pode otimizá-las de acordo com os quatro pilares.
Pilar #1 – alta segmentação
A internet nos permite atingir a pessoa certa no contexto certo (o que a fez se tornar muito mais vantajosa do que as mídias tradicionais, como TV, rádio e mídia impressa). Porém, para atingir a pessoa certa, você conhecer e configurar muito bem os públicos nas ferramentas de anúncios.
Há diversas estratégias para montar os seus públicos (sim, no plural. Lembre-se que diferentes pessoas estão em diferentes contextos).
Traçar o perfil de quem compra de você.
As pessoas que compram de você por um motivo. Entenda qual contexto que elas recorrem à sua solução e anuncie para pessoas iguais a elas. No Facebook Ads, você pode utilizar os cadastros dos seus clientes e criar um “Público Semelhante” (conhecido como lookalike).
Use o círculo concêntrico para sua localização.
Se você anuncia para uma região específica, utilize a estratégia do círculo concêntrico. Esta tática consiste em você promover sua solução em uma microrregião em torno da sua empresa e ir ampliando conforme os resultados. Ela funciona por atingir sempre novas pessoas.
Determine para quem você não quer aparecer.
Tão importante em saber quem compra de você, é saber quem não compra. Excluindo quem não seria seu cliente, já aumenta a probabilidade de os seus anúncios atingirem as pessoas certas.
Pilar #2 – landing page de alta conversão
As landing pages nada mais são do que páginas com o objetivo de conversão, ou seja, que o usuário ao cair nela realize somente uma ação.
“Então, uma landing page de alta conversão é uma página com muitas pessoas fazendo exatamente aquilo que você planejou?”
É exatamente isso. A construção, disposição dos elementos e conteúdos, a experiência é tão persuasiva que as pessoas, até mesmo aquelas que não estavam procurando por aquela solução, convertam e realizem as ações estipuladas.
Então, é muito importante que você, ao montar um anúncio, seja no Google, Facebook ou outra plataforma, tenha tenha uma landing page estratégica e bem construída por dois motivos bem simples:
- Experiência do usuário: quando alguém clica em um anúncio. Ela espera encontrar a solução da sua busca. É muito decepcionante cair em uma página que faz o usuário perder tempo.
- Quebre com todas as objeções que o visitante tenha para não realizar aquilo que você quer que ele faça. Se o seu objetivo é que ele assine determinado plano, faça com que toda a comunicação esteja voltada para esta ação e o porquê dela ser a melhor coisa que ele irá fazer.
Pilar #3 – Anúncios persuasivos
Antes de tudo, primeiro você precisa entender o que realmente persuasão significa. De acordo com o Michaelis On-lIne, persuadir, no geral, significa “levar (alguém ou a si próprio) a crer ou aceitar; convencer(-se)” e “mostrar a necessidade ou conveniência de; aconselhar, apontar, indicar”. O que desmente a crença popular que “persuadir alguém” é enganá-la a bel prazer.
A partir deste significado fica mais compreensível o que realmente são anúncios persuasivos. Eles são nada mais do que falar a verdade do sua solução e porque ela é útil para quem a procura.
Este pilar se conecta com a segmentação, quem é o seu público e o que ele procura, e com a oferta sedutora (que será abordada mais à frente).
No Google e Facebook, você tem poucos segundos para fazer com o que o usuário decida que, a partir do seu anúncio, do seu argumento, a sua solução é melhor que a do concorrente. Isso é muito importante.
Por mais que você tenha uma landing page estratégica, se você não consegue levar tráfego até ela, a página se torna inútil e toda sua estratégia se desfaz.
Pilar #4 – Oferta sedutora
Este pilar é o único que não tem a ver com ferramentas em si, mas como está o seu negócio. A oferta sedutora nada mais é do que seu posicionamento de mercado. Um exemplo: duas empresas podem vender as mesmas soluções, mas devido ao seu posicionamento, elas vendem para públicos totalmente diferentes.
A oferta sedutora significa estar acima da média dos concorrentes e nem sempre é em relação a preços, mas sim em qualidade e experiência.
Portanto, a oferta sedutora nos anúncios é persuadir o seu potencial cliente que a sua solução é acima da média e irrecusável.
Por fim, ao dominar os quatro pilares: oferta sedutora, alta segmentação, landing page de alta conversão e os anúncios persuasivos, você terá resultados mais certeiros em suas campanhas de mídia paga.