Se você tem uma loja ou e-commerce e está preocupado com suas vendas nesse período de crise, chegou ao local certo! No post de hoje, falaremos sobre uma das estratégias de marketing que mais dá resultados positivos: o marketing de conteúdo ou produção de conteúdo. Continue com a gente para aprender mais!
O que é marketing de conteúdo?
Especialmente em períodos de crise como o que vivemos atualmente, investir em estratégias para alavancar os negócios online é essencial. Para isso, é necessário chegar ao público – ou que o público chegue até você. E aí, entra a mágica do marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo nada mais é que uma estratégia de marketing que tem como principal foco atrair e conquistar o público-alvo de uma empresa. O diferencial dessa estratégia é que, diferente de outros meios de comunicação, o marketing de conteúdo não tem como foco promover diretamente a marca, mas sim oferecer soluções verdadeiras e relevantes para o cliente através do funil de vendas.
Funil de vendas: o que é?
É chamada de funil de vendas a representação do caminho que o cliente fará até fechar uma compra com a sua empresa.
Os conteúdos relevantes oferecidos pela sua empresa levarão o cliente a querer o seu produto, pois seu produto será a solução que foi apresentada para resolver o problema do cliente desde o primeiro contato com sua marca. Entendeu? Ainda não? Calma que a gente explica melhor!
O processo do funil de vendas consiste em acompanhar o seu cliente desde o momento em que ele encontrou a sua empresa nos sites de busca, através da solução oferecida por ela – graças à sua produção de conteúdo relevante –, até o fechamento do negócio.
Como o marketing de conteúdo pode ajudar uma empresa a vender mais?
Agora que você já está mais situado sobre o que é o marketing de conteúdo e o funil de vendas, vamos partir para a ação! Acompanhe abaixo como o marketing digital pode ajudar sua empresa a vender – e a crescer – mais.
1) Conteúdo relevante faz com que seu site seja mais acessado
Dentro do marketing de conteúdo algumas estratégias são utilizadas para fazer com que o seu site apareça logo na primeira página dos resultados Google. Uma dessas estratégias é chamada de SEO (Search Engine Optimization).
O SEO otimiza seu site através da utilização de palavras-chaves acrescentadas nos conteúdos e outros mecanismos, fazendo com que ele fique melhor posicionado no Google e, consequentemente, seja encontrado de maneira orgânica pelo seu público-alvo – e é claro, mais acessado.
2) Auxilia no engajamento com a marca
Quanto mais conteúdo relevante for produzido para o seu público-alvo, mais acessos o seu site terá e mais conhecida por oferecer informações de qualidade sua marca ficará. Tudo isso gera engajamento entre público e empresa.
Nesse sentido, o engajamento criado através do conteúdo de qualidade disponibilizado pela sua marca é responsável por construir e firmar um relacionamento mais próximo e também constante com um público mais selecionado – aquelas pessoas que realmente precisam, gostam da sua marca e quer mantê-la por perto.
Além de se tornar fiel à sua marca, esse consumidor que engaja com ela poderá indicá-la aos amigos, familiares e conhecidos, fazendo a famosa propagando boca a boca. E o melhor: espontaneamente!
3) Alavanca as vendas
E por último, mas não menos importante: as vendas!
Apesar de nem sempre ser o principal foco do marketing de conteúdo, as vendas também acontecem quando é feito um planejamento correto dos conteúdos, ajudando o cliente a passar por todo o funil de vendas até concretizar a compra.
Outro diferencial do marketing de conteúdo é que a venda é a última fase do funil, ou seja, é a última coisa que o seu cliente fará. Porém, pode ter certeza: se ele passou pelo início, meio e chegou ao fim do funil de vendas, as chances dele finalizar uma compra são muito altas!
Quer saber mais sobre marketing de conteúdo e outros temas relevantes para o crescimento da sua empresa? Acesso nosso blog! Para contratar nossos serviços de marketing de conteúdo ou outros, basta entrar em contato!