As mídias sociais ou redes sociais, que recebem esse nome porque são locais de interação total dos usuários através de textos, imagens e vídeos, desde que foram criadas demonstraram um enorme potencial de crescimento, potencial o qual tornou esse meio um importante ambiente de difusão de uma empresa ou uma marca.
Segundo dados de 2018 da Digital in, exibido pelos serviços We are Social e Hootsuite, 3,2 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais, número que equivale a 42% das pessoas do mundo inteiro, ou seja, para grande parte da população mundial acessar as redes sociais já se tornou um hábito comum.
A evolução das mídias sociais também auxiliou nesse número, visto que as atualizações realizadas pelas redes sociais facilitaram o contato e publicação de conteúdos pelo usuário, fazendo com que pessoas que inicialmente não sabiam utilizar essas plataformas passassem a não só fazer parte dela, mas também a interagir através dela e convidar outros amigos a fazer o mesmo.
Diante de todos esses benefícios, é possível afirmar que estar em uma rede social é essencial para colocar em evidência uma empresa ou marca e para estabelecer um contato direto com usuários que possuem o perfil de cliente da empresa. Esse contato irá proporcionar a empresa o acesso a informações relevantes a respeito do seu público alvo e fornecer uma interação de qualidade com seus futuros clientes.