Atualmente somos bombardeados diariamente por diversos sites que propagam noticias, imagens, textos, enfim, informação. Durante a captação de todo esse conteúdo, nem sempre existe a oportunidade de checar se a informação é realmente verídica, abrindo espaço para a propagação das noticias falsas, ou Fake News.
A disseminação de Fake News cresce com tamanha intensidade que fez com que organizações e alguns sites de noticias criassem métodos para evitar a difusão desses boatos. O portal G1 passou a ter uma sessão relacionada a Fake News, chamada Banco de boatos, na qual o portal checa as noticias que se tornam virais na internet e define se elas são ou não verdadeiras.
A agência lupa em parceria com o canal Futura criou um site que auxilia as pessoas a descobrirem se uma noticia é falsa ou verdadeira. O site apresenta um guia educativo para identificar noticias falsas, auxiliando o leitor assíduo de conteúdo da internet a verificar se esta acessando uma informação de qualidade.
Com toda essa preocupação dos leitores em acessar sites novos devido a grande disseminação de noticias falsas, passar confiança para o público se torna cada vez mais importante. Produzir um site com conteúdo de qualidade é essencial para atrair a atenção de diferentes leitores, conquistar a confiança de um público amplo e informar corretamente a população no geral.