Quando falamos em marketing digital, umas das primeiras coisas que vem a mente é conseguir aparecer nas primeiras posições do Google, para isso existem duas formas bem distintas, anunciar no Google Adwords ou planejar um conjunto de estratégias para aparecer nas primeiras posições da busca gratuita / orgânica, isso é que o mercado chama de otimização de sites, executar uma boa otimização é algo bastante complexo, mas existem alguns passos relativamente simples que quando seguidos podem gerar excelente resultados, é sobre isso que falaremos nesse artigo.
Para conseguir as primeiras posições não pagas precisamos entender como o Google funciona, e ao longo dos anos dentre todos os upgrades de algoritmo lançados muita coisa mudou no jeito de se fazer SEO(mas isso é outro assunto), podemos resumir que hoje o Google foca totalmente na experiência do usuário e para que o usuário tenha uma boa experiência temos 6 dias que ajudarão a conseguir as primeiras posições:
1 – Tenha um site responsivo
Vivemos em um mundo multi-dispositivos, existem dezenas de modelos de celulares, tablets, notebooks e monitores, com os mais diversos tamanhos e resoluções de tela e caso você queira pensar em uma estratégia eficiente de SEO, obrigatoriamente o seu site deve ser responsivo.
Segundo este artigo oficial, o Google deixa claro que sites responsivos terão mais prioridade nas buscas que os demais, portanto, primeira tarefa:
Verifique se o seu site é responsivo, você pode fazer o teste nessa ferramenta do próprio Google, se não for providencie, caso precise de ajuda para desenvolver um novo site responsivo nos procure, caso você mesmo tenha algum conhecimento e principalmente tempo disponível, faça você mesmo, recomendamos usar o WordPress que por padrão já possui a maioria dos requisitos técnicos para SEO, encontre um tema que se enquadre em sua identidade visual e mão a obra.
2 – Escolha um provedor de hospedagem rápido
Aos nossos olhos, quase todas as hospedagens disponíveis no mercado são rápidas, mas quando falamos de indexação do Google, mili-segundos(um piscar de olhos ou menos) fazem uma grande diferença, e ai não tem mágica, hospedagens rápidas custam mais, não economize com hospedagem, não vale a pena!
Em uma hospedagem compartilhada, geralmente de centenas a milhares de sites são hospedados em um único servidor, compartilhando recursos de processamento e memória, causando em muitos casos atrasos não perceptíveis aos olhos humanos porém contabilizados pelo Google.
Como uma hospedagem dedicada é inviável para a maioria das micro e pequenas empresas, nós oferecemos aos nossos clientes hospedagens semi-dedicadas, VPS ou Cloud, onde colocamos um número limitado de sites compartilhando recursos em um servidor, dessa forma sem causar sobrecargas e balanceando os recuros de memória entre os sites hospedados conseguimos aqueles mili-segundos que fazem a diferença.
3 – Escreva com relevância
O Google deixou bem claro que valoriza a experiência do usuário, então esqueça técnicas antigas de otimização que somente irão atrapalhar seus resultados, não escreva pensando no Google, escreva pensando em seu cliente!
Pense no seu cliente! Gerar conteúdo de qualidade e de forma constante é crucial para que o algoritmo do Google entenda que você tem conhecimento e é referência em determinado assunto, recomendamos e usamos o WordPress em nossos projetos, pois essa plataforma permite que facilmente uma pessoa sem conhecimentos técnicos consiga incluir uma página ou um post no site da empresa. Sempre que for escrever sobre algum produto ou serviço que oferece se coloque no lugar do cliente e avalie se aquele conteúdo é interessante, pergunte se aquelas informações são úteis, se estão em linguagem clara e direta, caso não fosse o autor, você sinceramente compartilharia esse conteúdo com um amigo? Se essas respostas forem afirmativas você está no caminho certo!
4 – Compartilhe o que você escreve
Essa dica parece trivial, mas na correria do dia a dia são poucas as pessoas que se lembram em compartilhar informações úteis, acostume-se a sempre que escrever um artigo no seu site a compartilhar o mesmo de todas as maneiras possíveis, envie o artigo por e-mail para sua base de clientes, compartilhe o link pelo menos em sua página do Facebook, no Google Plus e no LinkedIn, se você não tem páginas nessas mídias providencie.
Ao compartilhar informações as pessoas acessarão seu site, irão ler o artigo, e o Google Analytics(dica 6) vai avaliar quanto tempo todos os visitantes ficaram na página e com isso atribuir uma nota neste quesito, para esta página que será somada a nota do site como um todo.
5 – Faça links internos relevantes
Na dica 4 mencionamos que seu site está sendo constantemente estudado e avaliado pelo Analytics, aproveite a oportunidade e faça com que os visitantes naveguem pelo seu site, quando estiver escrevendo um artigo ou página para seu site, sempre que possível faça links internos, entre as páginas de seu site, mostre uma página de um produto ou serviço quando for relevante, link para um outro artigo de assunto semelhante, enfim, mantenha o visitante em seu site, quanto mais tempo os visitantes ficarem navegando pelo seu site melhor será para sua reputação.
6 – Ajude o Google
Isso mesmo, até o Google precisa de nossa ajuda para melhorar a qualidade dos resultados de busca e ele dá todas as ferramentas para isso.
Instale o Google Analytics em seu site, é grátis e te dá uma excelente noção de como seus visitantes estão se comportando, instale também o Google Search Console(antigo Webmaster Tools), caso você optou por usar WordPress conforme recomendamos, a maioria dos temas já tem espaço para colocar o código dessas ferramentas e também existem diversos plugins com este fim.
Essas duas ferramentas ajudam o Google a entender melhor a arquitetura de seu site e ainda lhe dão um feedback do que não está certo para que você possa corrigir e vários insights do que pode ser melhorado. É trabalhoso, exige tempo e dedicação para estudar e aprender sobre essas ferramentas, mas com o atual nível de competitividade das empresas, cada ponto a mais com o Google pode garantir o seu sucesso!
Espero que tenham gostado, seguindo essas 6 dicas você estará mais perto de atingir o topo das buscas.