Novo navegador Firefox Quantum promete ser mais veloz que o Chrome

A briga das empresas para criar o navegador mais rápido e popular existe desde que a internet surgiu. Diferentes softwares já foram considerados os “melhores” em diferentes épocas, mas atualmente quem leva a coroa é o queridinho da Google, o Chrome.

Logo atrás, entretanto, está o Firefox que, por não oferecer tantas funcionalidade e rapidez como seu maior adversário, acaba sendo uma segunda opção para grande maioria dos usuários. Para tentar reverter essa situação, a Mozilla vem tentando incessantemente criar uma nova versão de seu navegador para bater realmente de frente com o Chrome, e o resultado preliminar desses esforços é o Firefox Quantum, que acabou de ser lançado em sua versão beta.

O grande diferencial do novo navegador é seu novo motor de renderização, que mostra todo seu desempenho em um vídeo divulgado pela desenvolvedora:

O que faz o navegador ser mais rápido?

“Historicamente, o Firefox roda basicamente em um único núcleo do processador, mas o Firefox Quantum tira vantagem de forma muito mais efetiva das CPUs de múltiplos núcleos dos dispositivos mobile e desktops de hoje em dia”, diz a desenvolvedora. “Essa utilização aprimorada do hardware do seu computador faz o Firefox Quantum significativamente mais rápido.”

Além de tudo isso, o navegador também apresenta grandes mudanças visuais. Sua nova interface, chamada de Photon possui um design que alia minimalismo e modernidade, através do uso de botões sutis e de um maior contraste de cores.

A versão Beta do Firefox Quantum já está disponível para desktopAndroid e iOS. A versão final do navegador será lançada em 14 de novembro de 2017.