Facebook muda algoritmo para evitar spam

No último mês o Facebook anunciou uma grande mudança que promete trazer mais confiabilidade para as notícias que são veiculadas na rede social. Essa nova mudança pretende penalizar todos os links sensacionalistas ou “click-baits” e diminuir drasticamente a relevância desse tipo de conteúdo.

A ideia de criar essa nova maneira de classificar a relevância dos posts surgiu a partir da análise dos dados compartilhados pelos usuários dentro da rede. Segundo a análise, há um pequeno número de pessoas que compartilha diariamente inúmeras postagens públicas com notícias falsas e/ou de baixa qualidade.

A partir disso, o Facebook decidiu diminuir o alcance desses links dentro da plataforma. Os conteúdos ainda estarão lá postados, mas aparecerão para bem menos pessoas. De acordo com a equipe do Facebook, a maioria das páginas não verão mudanças muito grandes na distribuição atual de seu conteúdo, mas os perfis pessoais que compartilharem o tipo de conteúdo a ser evitado serão mostrados cada vez a menos pessoas.